Notícias

10.12.2011 - 10h09
Matança de cães revolta moradores
BUTIÁ- Moradores da rua Manoel Correa, nas proximidades da sede do Madureira, no bairro São José, estão bastantes revoltados com a matança de cães que vem acontecendo nos últimos tempos.
Mortes
Faz aproximadamente 6 meses que começaram os casos de aparecimento de cães mortos naquele local, primeiramente os moradores acharam que poderia ter sido alguém de fora do bairro que tivesse praticado tal crime, mas como as mortes continuaram a acontecer não resta duvida de que é alguém do próprio bairro que esta envenenando os cães.
Dezenas
Num rápido levantamento os moradores conseguem lembras dezenas de pessoas que tiveram seus animais envenenados, muitos desses moradores até chegaram a ligar para a Radio Sobral varias vezes neste período para reclamar no “boca no trombone”, mas nada parece intimidar a pessoa que esta abatendo os animais.
Suspeita
Alguns moradores até suspeitam de quem possa estar fazendo esta malvadeza, pois por coincidência vários destes animais mortos foram vistos no pátio de uma residência, alguns mal conseguiram sair do pátio e caíram mortos. Por coincidência também este morador ao que parece lida com agrotóxicos, que hoje é a única maneira de legalmente se comprar estes tipos de venenos capazes de matar os animais. Só não acusam porque não possuem uma prova material, mas é uma coincidência muito grande os animais todos morrem próximo a esta casa.
Ultimo caso
Nesta semana mais um animal apareceu morto, e mais uma vez no pátio desta casa, nesta vez o animal morreu na área da frente da casa (uma vizinha tem a foto no celular), depois de penar e morrer o coitado foi largado na rua como se pode ver na foto.
Crime
Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei permite ao Juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.
Registro
Para se tentar punir as pessoas que cometem tal crime é preciso evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime. Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necrópsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).
Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio.
Alerta
Os moradores desta parte do bairro estão mobilizados e fazem um alerta, estão vigiando constantemente seus animais e se voltar a acontecer mais uma caso de envenenamento, irão fazer exatamente o que determina a lei, registrar tudo com fotos, testemunhas e farão o registro de um BO, pois não admitem mais que uma só pessoa possa fazer toda esta malvadeza e magoar tantas pessoas que perdem seus animais de estimação desta forma cruel.. Argumentam que em outros pontos do bairro não acontece este tipo de crime .