Notícias

23.11.2012 - 14h53
Doar sangue é um ato de amor à vida
BUTIÁ - O Grupo de Doadores Voluntários de Sangue – GVDS, fundado em 2003, intensifica a conscientização das pessoas quanto à doação de sangue.
O povo de Butiá é muito solidário em todas as áreas, assim como os moradores de Minas do Leão que se deslocam até Porto Alegre para doar sangue, ajudando o grupo GVDS nesta luta.
Segundo o coordenador Manoel Rosa, o ano de 2012 foi muito satisfatório. O grupo que conta com mais de 390 doadores, ao total arrecadaram mais de 700 bolsas de sangue que ajudam os hospitais.
- Estamos investindo forte na conscientização dos jovens, sendo que cada doador ganhará uma caneta, uma camiseta e um chaveiro. Estamos vendo resultados em nosso trabalho, na doação de sábado, 17, a pedido do Hospital Conceição, 3 jovens de 16 anos, deram o exemplo e se fizeram presentes neste ato de solidariedade, relata Manoel.
É de extrema importância a conscientização das pessoas de que cada doador pode salvar até quatro vidas. Esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que gesto tão grandioso venha a tornar-se um hábito, o de salvar vidas. O grupo se esforça para conseguir novos doadores, pois o homem pode doar no máximo 4 vezes por ano e a mulher 3.
Foi realizado no domingo, 18, o segundo brechó do GDVS este ano, onde o dinheiro arrecadado é todo revertido para as compras de cadeiras de rodas, muletas, bastões e andadores. No próximo domingo, 25, haverá o 5º encontro de confraternização do grupo, no CTG Saudades do Pago que reunir á todos os amigos e doadores.