Notícias

10.11.2012 - 10h47
A difícil tarefa de reciclar os velhos hábitos
BUTIÁ - A Associação de Recicladores São Francisco de Assis está recebendo o apoio do projeto Minuano para conscientizar as pessoas sobre a importância de reciclarmos o lixo.
O projeto Minuano é patrocinado pela Petrobras, com o apoio de prefeituras e entidades da sociedade civil. O programa que já abrange dezenas de municípios gaúchos, entre eles Butiá, colabora com a organização dos catadores e no fornecimento de equipamentos necessários, a fim de qualificar o trabalho e melhorar a qualidade de vida das famílias envolvidas na atividade.
Devido à correria do dia-a-dia e o não hábito de separar o lixo faz com que muitas pessoas descartem seu lixo de maneira incorreta. A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg, se somarmos toda a produção mundial, os números serão assustadores.
Separando o lixo que produzimos em nossas casas, estamos evitando a poluição e impedindo que as sucatas se misturem com os outros rejeitos, facilitando o aproveitamento delas. Reciclar e ajudar o meio ambiente é preciso sempre, ainda mais nesse momento de ameaça do aquecimento global.
Para isso os integrantes de recicladores estão distribuindo cartilhas para que as pessoas aprendam a separar o lixo corretamente. Entre tantos projetos de conscientização sobre o lixo, serão realizadas palestras nas escolas, para que os pequenos levem todo o ensinamento que aprenderam na escola e comecem a cobrar em casa.
O QUE DEVE SER RECICLADO:
Papel: Jornais, revistas, livros, cartolinas, folhas de caderno, papéis de escritório, papelão, listas telefônicas, embalagens longa-vida e papéis em geral.
Metal: Latas, enlatados, tampa de garrafas, panelas, ferragens, fios, arames, alumínios, cobre, pregos, parafusos e canos.
Plástico: Sacos plásticos, copos descartáveis, baldes, brinquedos, embalagens de produto de limpeza, PET, canos, tubos e tampas, entre outros.
Vidro: Garrafas, copos, frascos, potes diversos, vidraças e cacos de vidro.