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01.11.2012 - 09h31
Caminhões pesados continuam trafegando no centro da cidade
BUTIÁ- As ruas pavimentadas da cidade sofrem com o transito de grandes e pesados caminhões, recebendo uma carga muito superior, do que elas suportam.
È comum ver na cidade grandes caminhões estacionados ou circulando, quase sempre eles estão carregados, e possuem um peso muito superior ao que o calçamento das ruas pode resistir.
Aos poucos estas ruas começam a apresentar problemas, como afundamento, rachaduras e buracos, pois como são urbanas, não foram projetadas para receber veículos pesados. Muito se tem cobrado providencias das autoridades no sentido de disciplinar o transito destes veículos, a exemplo do que acontece em quase todas as cidades que começam a crescer, e ter desenvolvimento.
Na grande maioria destes casos os administradores tomam medidas para evitar este dano ao patrimônio publico. O que por enquanto não foi adotado por aqui.
Mesmo nas BR e rodovias que são projetadas para o transito de pesados caminhões, existe a preocupação com o excesso de carga, e estudos feitos por técnicos do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) demonstram que um caminhão com 50% de excesso de carga causa 10 vezes mais danos ao pavimento do que se estivesse com o peso dentro da lei. Ainda segundo os técnicos uma sobrecarga de apenas 7,5% aumenta em 34% o desgaste do pavimento, reduzindo em 1/4 a sua vida útil.
O excesso de peso, dizem os técnicos, é a grande praga do pavimento. Uma praga alimentada por leis complacentes que precisariam ser melhoradas.
Vale lembrar, também, que a baixa qualidade do asfalto utilizado, e a ação das chuvas, onde não for feita uma drenagem apropriada, provoca uma mais rápida deterioração do asfalto.
Aos poucos estas ruas começam a apresentar problemas, como afundamento, rachaduras e buracos, pois como são urbanas, não foram projetadas para receber veículos pesados. Muito se tem cobrado providencias das autoridades no sentido de disciplinar o transito destes veículos, a exemplo do que acontece em quase todas as cidades que começam a crescer, e ter desenvolvimento.
Na grande maioria destes casos os administradores tomam medidas para evitar este dano ao patrimônio publico. O que por enquanto não foi adotado por aqui.
Mesmo nas BR e rodovias que são projetadas para o transito de pesados caminhões, existe a preocupação com o excesso de carga, e estudos feitos por técnicos do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) demonstram que um caminhão com 50% de excesso de carga causa 10 vezes mais danos ao pavimento do que se estivesse com o peso dentro da lei. Ainda segundo os técnicos uma sobrecarga de apenas 7,5% aumenta em 34% o desgaste do pavimento, reduzindo em 1/4 a sua vida útil.
O excesso de peso, dizem os técnicos, é a grande praga do pavimento. Uma praga alimentada por leis complacentes que precisariam ser melhoradas.
Vale lembrar, também, que a baixa qualidade do asfalto utilizado, e a ação das chuvas, onde não for feita uma drenagem apropriada, provoca uma mais rápida deterioração do asfalto.