Notícias

05.10.2012 - 15h39
Carros abandonados são prensados
BUTIÁ- Cerca de 400 veículos que estavam abandonados no depósito que serve ao Detran no município estão sendo inutilizados e prensados para reaproveitamento em siderúrgica.
Faz muito tempo que estes veículos estão no depósito. Eles foram recolhidos por irregularidades e abandonados pelos donos, todos com mais de 2 anos no depósito e com restrições policial ou judicial, ou por questões estruturais não podem ir a leilão, e voltar a circular, a partir de 2009 os veículos nesta situação são destinados a reciclagem.
Antes de serem prensados os veículos precisam passar por um processo de retirada de líquidos e peças que possam poluir o meio ambiente. “No processo é retirado o combustível, o óleo do motor, do cárter e de outros sistemas que possuem líquidos contaminantes”, informou a engenheira mecânica do Detran-RS, Núbia Coimbra, que supervisiona todo o processo.
Após a prensagem os veículos são empilhados e posteriormente as sucatas são encaminhadas à siderúrgica que venceu a licitação de compra do material, para que sejam derretidas e voltem a serem utilizados na indústria.
Esta prensagem é a primeira feita na região carbonífera, e como existe um passivo muito grande nos depósitos que abrigam estes veículos no estado do RS, a idéia é que até 2014 este trabalho atinja todas as regiões do Estado, e a partir daí, esta prensagem ocorra com maior freqüência evitando que os veículos permaneçam de 5 a 10 anos nos pátios poluindo o meio ambiente.