Notícias

29.10.2011 - 11h03
Cuidado com a manutenção da caixa d'água
BUTIÁ - Com a chegada do calor aumenta muito o consumo de água, é preciso estar atento à limpeza e manutenção da caixa d’água que abastece sua família.

Foto: MANO MEDEIROS

A caixa da Corsan está com um péssimo aspecto externo

CAIXA D’ÁGUA
Muitas residências particulares, prédios coletivos, prédios públicos, escolas, hospitais, comércios, possuem caixa d’água para o abastecimento de água potável. Muitas vezes estes reservatórios são instalados em locais de difícil acesso, dificultando sua manutenção.
TEMPO
Uma pergunta que raramente é feita: quanto tempo faz que você não limpa sua caixa d’água? Não lembra, nunca limpou, provavelmente a maioria das pessoas que tem caixa em casa, ou são responsáveis por algum prédio, vão se enquadrar dentro destas duas respostas.
LIMPEZA
Pois saiba que você e sua família e as pessoas que consomem a água nestas condições estão correndo o risco de contraírem algumas doenças em virtude da falta desta limpeza periódica do reservatório. A recomendação é de que a cada 6 meses seja feita uma boa limpeza.
DOENÇAS
A falta manutenção e limpeza pode acarretar uma série de problemas, sujeira pode esconder doenças, dependendo do grau de poluição pode provocar doenças como a dengue, cólera, verminoses ou até diarréias.
COMO LIMPAR
Nos sites das companhias de abastecimento existem informações de como fazer a limpeza , no da CORSAN que abastece mais de 300 municípios gaúchos tem o seguinte roteiro para a limpeza.
- Feche o registro para impedir a entrada de água na caixa d’água ou amarre a bóia.
- Esvazie a caixa d’água abrindo as torneiras e dando descargas.
- Firme bem a escada e tome cuidado com os fios elétricos.
- Enquanto a caixa esvazia, escove as paredes e o fundo, retirando o lodo.
- Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.
- Tampe a saída de água para não entrar sujeira no cano e enxágüe as paredes e o fundo.
- Esvazie totalmente a caixa d’água.
- Deixe entrar água na caixa até encher e coloque, ao mesmo tempo, 1 litro de água sanitária em cada 1000 litros de água.
- Espere 2 horas sem usar esta água.
- Feche novamente a entrada d’água, usando o registro ou amarrando a bóia.
- Esvazie novamente a caixa d’água.
- Tampe a caixa d’água para que não entre pequenos animais.
- Anote do lado de fora da caixa a data da limpeza.
- Repita a operação à cada 6 meses
SITUAÇÃO
Num rápido giro pela cidade podemos constatar que a maioria da caixas estão colocadas em locais de difícil acesso, muitas estão com uma péssima aparência externa, como se estivessem sem nenhuma limpeza ou manutenção há vários anos, o reservatório da própria CORSAN, do outro lado da BR-290, está com um visual de quem esta meio abandonado.
Esperamos que a limpeza do mesmo esteja em dia, pois ele abastece a cidade no período noturno.
Seria inadmissível que a própria companhia não fizesse aquilo que orienta aos seus consumidores.