Notícias

29.06.2012 - 15h46
Exército realiza treinamento de tropa
BUTIÁ - Soldados de diversas cidades estão na cidade acompanhados de suas tropas onde estão realizando a Operação São José 4.
A população no primeiro momento ficou assustada com a quantidade de soldados presentes na cidade. O Tenente Coronel Sibinel concedeu uma entrevista a Rádio Sobral e esclareceu sobre o treinamento da tropa.
Segundo o Tenente Coronel estão envolvidos 1.100 soldados em todo o treinamento, que estão ocorrendo nas cidades de Butiá, Minas do Leão, São Jerônimo e Charqueadas
O exercício se constitui em duas fazes, a primeira já esta encerrada que foi realizada dentro do Campo de Instrução. A equipe partiu para a segunda faze, onde a tropa saiu do campo de instrução e estão realizando o patrulhamento e a segurança ostensiva na cidade de Butiá, Minas do Leão e Charqueadas.
As tropas estão acompanhados da Polícia Militar e da Polícia Civil, é um exercício onde não querem incomodar o dia-a-dia da população, porque os bloqueios vão solicitar a parada de um e outro veículo não serão todos os veículos que serão parados.
O Tenente Coronel salienta ainda que todos serão tratados com cordialidade e pedem a colaboração da comunidade que isso é primordial para a formação dos soldados . Porque através desse contato com a população, eles vão se adestrar e se preparar para algumas missões que estão enfrentando atualmente.
A maioria que estão atuando hoje nas cidades estiveram no Haiti e também no Complexo da Penha e Alemão no Rio de Janeiro.
Em Butiá as tropas estão ocupando e fazendo a segurança na Corsan, bloqueios de vias, patrulhamento ostensivo com viaturas e postos de visibilidade principalmente nas praças centrais garantindo a sensação de segurança da população na semelhança do que foi realizado no Haiti e no Complexo do Alemão, essa é a configuração tática do exército agir da mesma forma para que a tropa se adestre nesse tipo de emprego.
Tenente Coronel relata ainda que a parada dos veículos é muito importante para a formação do soldados, é assim que vai se instruir no trato com a população, as revistas eventuais serão realizadas pedindo a documentação e revista visual no porta-malas.
- Não é o nosso objetivo prender o criminoso ou o traficante, nosso objetivo é o adestramento da tropa. Mas a nossa presença dá uma sensação de segurança para a população. Finaliza Sibenal.
O Tenente Coronel Sibinel esteve no complexo do Alemão durante dois meses, relata que a realidade de lá não se compara a nenhuma realidade vivida aqui no estado do Rio Grande do Sul, seja ela por falta de segurança ou seja ela com infra-estrutura básica.