Notícias

29.06.2012 - 15h45
Continuam os vazamentos na rede de abastecimento de água
BUTIÁ - Tornou-se uma constante os casos de vazamentos na rede de abastecimento da Corsan, o que provoca um grande desperdício de água tratada e traz prejuízos tanto para a companhia, como para os consumidores que acabam pagando por esta água que vai fora.
Para quem circula pelas ruas da cidade é difícil não encontrar um ou mais vazamentos de água, tanto nas ruas centrais como nos bairros mais afastados, eles continuam acontecendo com grande frequência.
Em fevereiro passado a reportagem do JS entrevistou o gerente local da Corsan, Everaldo Vieira de Souza, e já nesta ocasião ele se mostrava preocupado com o grande número de vazamentos que contribuíam para um alto índice de perdas na cidade ao redor de 36%, sendo a redução deste índice um objetivo a ser alcançado.
Everaldo explicou que o motivo para os frequentes vazamentos é o desnivelamento da cidade, ressaltando que são muitos aclives e declives, precisando de mais pressão na tubulação para atender os consumidores. Disse ainda que o trânsito de veículos pesados também agrava o problema. Outro aspecto a ser levado em conta para a ocorrência de vazamentos é a qualidade do material, pois até a temperatura ambiente tem uma influência importante na conservação da tubulação de PVC, sendo que a situação fica pior no inverno.
Pelo que se percebe a ocorrência de vazamentos são inevitáveis e vão continuar acontecendo em grande número, não há como resolver o problema a curto prazo, já que a tubulação de nossa rede ao que parece está com um bom tempo de uso, e em muitos casos enterrada à baixa profundidade, e portanto mais suscetível as variações climáticas e ao transito mais pesado. Só resta esperar que quando acontecerem os vazamentos, o conserto seja feito o mais rápido possível para se evitar um grande desperdício de água, o que contribui para encarecer a conta de água dos consumidores.