Notícias

22.06.2012 - 15h43
Penitenciária de arroio dos ratos movimentará a economia da região
ARROIO DOS RATOS - A equipe do Jornal Sobral foi recepcionado pelo Diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal, Mário Luiz Pelz acompanhado de agentes da Susepe, onde fizeram a apresentação da nova Penitenciária de Arroio dos Ratos, que promete iniciar na primeira quinzena de julho.
Com o prédio entregue para a Susepe no dia 19 de junho, a penitenciária nova, terá 672 vagas, construída em uma área doada pela iniciativa privada às margens da BR-290, em Arroio dos Ratos. Cercada de plantações de eucaliptos, as obras da casa prisional iniciadas em dezembro de 2009 ocupam uma área de aproximadamente 14 hectares, com dois módulos de vivência dos presos com 336 vagas cada.
A penitenciária conta com um espaço para identificação e revista, cozinha, refeitório, lavanderias, prédio administrativo, alojamento para agentes penitenciários, módulo de saúde, salas de aula e área de trabalho e lazer, bem como alarmes e circuito fechado de TV.
Durante um período de três meses, foi realizado o processo de classificação dos presos, hoje já se sabe os nomes e o perfil dos apenados que irão alocar na penitenciária. Vindo do Central, complexo penitenciário de Charqueadas e São Jerônimo, todos de caráter primário e já condenados.
Segundo Pelz a penitenciária tem uma boa segurança, é bastante ampla, idêntica ao presídio de Santa Maria.
Com a chegada da Penitenciária para a cidade de Arroio dos Ratos, existe uma promessa de aumento da economia na região. Existe a necessidade de serem contratados uma centena de agentes em regime de diária para começar os trabalhos da penitenciária até a realização de mais concursos públicos. Além disso existe um programa do governo “Alimentar”, onde há possibilidade de ser realizada licitação dentro dos pequenos produtores, vindo a fomentar o desenvolvimento de toda a região com a possibilidade de compra dos produtos das cidades. Outro fator importante é a segurança do município, que acaba sendo aumentada.
Sobre o atraso da obra , Pelz relata que algumas questões do projeto acabaram atrasando, como a questão da água que não havia uma extensão da Corsan até o presídio, isso foi um dos processos que acabou demorando e hoje está resolvido. Agora algumas questões da segurança estão sendo avaliadas. Além da Penitenciária de Arroio dos Ratos, mais três unidades estão sendo construídas nas cidades de Charqueadas, Montenegro e para o próximo ano em Guaíba.
Questionado sobre a construção de mais presídios Pelz diz que hoje precisa ver a necessidades das cidades em terem novas penitenciárias, a prioridade atualmente é o escoamento desses apenados do presídio central. Então fatalmente os presídios de são Leopoldo, Canoas e Guaíba que vão dar margem a isso, alocando melhor os apenados que estão no central de forma inadequada.
Pelz finaliza com a importância de ter uma penitenciária nas cidades.
- O ideal era ter presídio em casa cidade, isso temos como ideal, mas iremos chegar em uma grande melhora, é importante a cidade manifestar essa vontade de ter um presídio na cidade conforme Arroio dos Ratos que desejou esse interesse e hoje está suportando uma penitenciária de grande porte que vai movimentar a economia do município, além de estar melhor estruturada na segurança. Com a vindo de um presídio há um desenvolvimento substancial em toda a cidade.