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24.03.2012 - 09h43
Qual o futuro da estação rodoviária?
BUTIÁ - O Governo do Estado continua lançando editais de licitação para 280 Estações Rodoviárias. Na quinta-feira,15, a Estação Rodoviária da cidade foi incluída nos editais de licitações para novas concessões.
A necessidade da abertura dos processos licitatórios para as rodoviárias foi um dos apontamentos da força-tarefa do Governo do Estado, constituída para investigar suspeitas de irregularidades no DAER. Os trabalhos constataram que a maioria das estações de ônibus têm contratos vencidos ou prorrogados sem licitação. O Rio Grande do Sul tem 325 terminais rodoviários. Destes, 280 devem ser licitados, sendo que 78 com ações judiciais.
Desde o final do ano passado a Secretaria de Infraestrutura e Logísta, Seinfra, começou a enviar à Central de Compras - Cecom, os editais de licitações para novas concessões das estações rodoviárias.
Nesta semana Tanea Rodrigues, proprietária da rodoviária de Butiá, falou sobre esta futura licitação. Disse que a abertura destes processos licitatórios não foi surpresa, pois todos os concessionários já estavam sabendo desta possibilidade há mais de três anos.
- Eu estou tranqüila, sempre atendi todas as normas exigidas para o funcionamento, e ao longo dos anos fui fazendo as adaptações necessárias, explicou a empresária.
Ralatou que neste período, construiu a rampa de acesso e sanitários para cadeirantes, fraudario, entre outras importantes melhorias.
- Recentemente participei de algumas reuniões em Porto Alegre e ninguém sabe ainda ao certo como vai acontecer esta licitação, o que vai ser exigido dos interessados, disse.
Conforme a proprietária da rodoviária, tudo esta muito vago sem definição. A única informação é que vai acontecer a licitação de todas as rodoviárias do estado.
Tanea comentou ainda que é proprietária do prédio e do terreno onde esta a rodoviária e se alguém disputar e ganhar a concessão vai precisar de um local que atenda as exigências do DAER e construir um prédio novo. Explicou que é muito caro uma nova construção.
- O que rende a venda de passagens não cobre este custo. Durante os anos de concessão, a despesa é muito grande com funcionários, impostos, água, luz. É preciso no mínimo seis funcionarios. Abrimos as 4h30 e fechamos depois das 22h praticamente todos os dias, explicou.
Atualmente 50% dos horários para Porto Alegre, a viagem começa em Minas do Leão, sendo que só a metade da lotação é vendida em Butiá.
- Se hoje eu ganhasse a concessão e tivesse que construir um novo prédio, não valeria a pena e desistiria do negócio, encerrou.
Nota da redação:
Prédio da Rodoviária vai completar 33 anos no próximo dia 1º de abril, e atende todos os quesitos exigidos pelo DAER para as novas concessões. Instalações bem planejadas e avançadas quando foram construídas. Basta fazer uma comparação com as estações rodoviárias dos outros municípios da região.
Desde o final do ano passado a Secretaria de Infraestrutura e Logísta, Seinfra, começou a enviar à Central de Compras - Cecom, os editais de licitações para novas concessões das estações rodoviárias.
Nesta semana Tanea Rodrigues, proprietária da rodoviária de Butiá, falou sobre esta futura licitação. Disse que a abertura destes processos licitatórios não foi surpresa, pois todos os concessionários já estavam sabendo desta possibilidade há mais de três anos.
- Eu estou tranqüila, sempre atendi todas as normas exigidas para o funcionamento, e ao longo dos anos fui fazendo as adaptações necessárias, explicou a empresária.
Ralatou que neste período, construiu a rampa de acesso e sanitários para cadeirantes, fraudario, entre outras importantes melhorias.
- Recentemente participei de algumas reuniões em Porto Alegre e ninguém sabe ainda ao certo como vai acontecer esta licitação, o que vai ser exigido dos interessados, disse.
Conforme a proprietária da rodoviária, tudo esta muito vago sem definição. A única informação é que vai acontecer a licitação de todas as rodoviárias do estado.
Tanea comentou ainda que é proprietária do prédio e do terreno onde esta a rodoviária e se alguém disputar e ganhar a concessão vai precisar de um local que atenda as exigências do DAER e construir um prédio novo. Explicou que é muito caro uma nova construção.
- O que rende a venda de passagens não cobre este custo. Durante os anos de concessão, a despesa é muito grande com funcionários, impostos, água, luz. É preciso no mínimo seis funcionarios. Abrimos as 4h30 e fechamos depois das 22h praticamente todos os dias, explicou.
Atualmente 50% dos horários para Porto Alegre, a viagem começa em Minas do Leão, sendo que só a metade da lotação é vendida em Butiá.
- Se hoje eu ganhasse a concessão e tivesse que construir um novo prédio, não valeria a pena e desistiria do negócio, encerrou.
Nota da redação:
Prédio da Rodoviária vai completar 33 anos no próximo dia 1º de abril, e atende todos os quesitos exigidos pelo DAER para as novas concessões. Instalações bem planejadas e avançadas quando foram construídas. Basta fazer uma comparação com as estações rodoviárias dos outros municípios da região.